E o álbum de hoje é o primeiro da coletânea que foi mencionada lá no primeiro post dessa série, que eu considero como um divisor de águas da banda, e que marcou inclusive a minha migração do vinil para o CD.
84-94 Disco Um (1994)
Faixa 02 – Toda Cor (Titãs - 1984)
O ritmo dessa música é muito gostosinho! Impossível não acompanhar com uma dancinha ou ao menos batendo o pé no ritmo. E a letra também é fofa. Aquece o coração! ♥
Faixa 03 – Não Vou Me Adaptar (Televisão - 1985)
Aqui temos uma letra que fala basicamente sobre a adolescência e a entrada na vida adulta, pois retrata as mudanças drásticas que nosso corpo e nossa mente sofrem nesse curto espaço de tempo e a rebeldia comum dessa fase.
Faixa 06 – O Quê (Cabeça Dinossauro - 1986)
Uma das maiores músicas da banda, mas por incrível que pareça ela não conta uma história elaborada aos moldes de “Marvin”, por exemplo. Sua letra é bem simples, focada apenas em brincar com a língua portuguesa usando a filosofia como pano de fundo. Prato cheio pra galera de humanas.
Faixa 15 – Deus E O Diabo (Õ Blesq Blom - 1989)
Essa é uma música muito interessante que fala sobre dicotomia, ou como está na moda atualmente, polaridade. Faz um recorte baseado em nossa mania de separar as coisas basicamente entre “bem e mal”, e como nem sempre isso é algo tão simples e óbvio.
Faixa 17 – Clitóris (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora - 1991)
Chegamos em uma daquelas músicas que parecem não fazer sentido. A letra é +18 e faz referências ao universo feminino, com foco na biologia e temas correlatos, como medicina e sexo. Digamos que foi meu primeiro contato com essas informações, muito antes de ter a mínima noção do que se tratava.
Faixa 18 – Não É Por Não Falar (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora - 1991)
Aqui tem uma das músicas que mais representa a minha essência. Se você não costuma se expressar mas ainda assim possui sentimentos, mesmo que muita gente não compreenda isso, essa música também é pra você. Tamojunto.
Faixa 20 – Disneylândia (Titanomaquia - 1993)
Outra música que parece não fazer sentido algum, mas que retrata bem o que é a globalização - termo que estava nascendo nessa época, após o fim da Guerra Fria. Hoje sua letra faz muito mais sentido. Eu já falei que os Titãs sempre foram a frente do seu tempo? Não lembro...
Parte 5 em breve.
0 Pitacos:
Postar um comentário
Gostou do post? Então não custa nada compartilhar nas redes sociais, né? Dá essa força aí pra gente, fera! ;)