VALE À PENA VER DE NOVO!

RESIDENT EVIL 4 Remake - Melhores Momentos

Eu finalmente joguei esse clássico, mas já foi logo na sua versão remake, e curti mais ainda porque toda a experiência foi feita em live. E ...

sábado, 5 de novembro de 2011

[Game Review] Uncharted 2: Among Thieves




Para comemorar o lançamento de Uncharted 3: Drake’s Deception, que aconteceu nesta terça-feira (01/11/2011), eu (Thiago "Lee" Mendonça) estou postando o review de Uncharted 2 e postarei, assim que possível, o review de Uncharted 3 com exclusividade, espero que dentro de uma semana após o lançamento do mesmo (já fiz meu pre-order!). Vejam também meu review de Uncharted: Drake’s Fortune, que postei alguns meses atrás.
(Para entender o meu sistema de crítica e pontuação, CLIQUE AQUI)


UNCHARTED 2: AMONG THIEVES

Plataformas:
PS3

Desenvolvido por:
Naughty Dog


Publicado por:
Sony Computer Entertainment


Lançado em:
Outubro de 2009



Review por: Thiago Mendonça


Edição por: Vítor Limeira



Antes de começar a ler este review, certifique-se de realizar os quatro passos abaixo:


1. Se não tem um PS3, arrume um agora. Pode ser emprestado!
2. Se nunca jogou Uncharted: Drake’s Fortune, consiga uma cópia o quanto antes.
3. Se nunca jogou Uncharted 2: Among Thieves, o que está esperando?
4. Por tudo que é mais sagrado, não jogue-o se sua TV/Monitor não for HD! Não cometa esse pecado!

Bom, após chantagear seu irmão mais novo pra fazer ele arranjar um PS3, os jogos e uma TV HD, você agora pode ler este review enquanto espera. =D



Com Uncharted: Drake’s Fortune, a desenvolvedora Naughty Dog veio com um jogo que, apesar de se basear bastante em outros jogos de aventura e tiro em terceiro pessoa, possui uma identidade própria. Apesar de ser um ótimo jogo, Uncharted ainda carecia de algo que o fizesse único e memorável. Uncharted 2 é a resposta para essas perguntas. Desde o início, o jogo deixa bem claro seu objetivo: fazer você perder o fôlego a todo momento.

Sim, Uncharted 2 vai te fazer rir, chorar, ficar com raiva e te prender na cadeira por horas a fio! O jogo herda tudo que seu antecessor tinha de melhor, e o refina à perfeição. Ótima jogabilidade revisitada, novos personagens, novas tramas, gráficos de literalmente "cair o queixo" e em cima disso tudo, excelente multiplayer.

Ainda estrelando Nathan Drake, Uncharted 2 é uma aventura fenomenal que possui gráficos impressionantes (indiscutivelmente entre os melhores gráficos já vistos num console) e esmagadoras cenas de ação que te fazem interagir enquanto tudo ao seu redor está caindo aos pedaços ou explodindo. Apesar do jogo ser relativamente linear, ele não deixa você sequer pensar em mudar de caminho enquanto toda a ação está acontecendo a sua volta. É incrível! O multiplayer também é bastante viciante e te deixa vidrado por horas no jogo, mesmo após o fim da campanha.

"Pu#%, que bunda!"
A história começa algum tempo após os acontecimentos do primeiro jogo. Desta vez, Nathan e seus companheiros estão à procura do tesouro perdido de Marco Polo. Neste momento, o jogo já te introduz alguns personagens novos, como Harry Flynn e Chloe Frazer (favorita do público masculino). A trama também possui bem mais reviravoltas. No primeiro jogo, a aventura se passa em apenas um localidade, mas agora, para conseguir o tesouro, eles passam por diferentes lugares, desde prisões a montanhas congeladas.

A jogabilidade por isso está também mais variada, com bastantes puzzles (quebra-cabeças). A transição entre combate corpo-a-corpo e à distância flui muito melhor. O combate corpo-a-corpo não é tão “duro” como no jogo anterior e é muito recompensador. Até mesmo lançar granada é mais fácil. Um dos pontos fortes é o fato de que quase nunca você está sozinho. Sempre há um outro personagem te ajudando. E a IA (Inteligência Artificial) é excelente! Na maioria dos jogos de tiro (*aham* Resident Evil 5 *aham*) a IA acaba te atrapalhando e isso é muito frustrante. Porém em Uncharted 2, a IA nunca me atrapalhou. Pelo contrário, me ajudava a acabar com as hordas de inimigos.

A parte sonora do jogo dispensa comentários. As dublagens estão perfeitas como sempre, a trilha sonora também é fenomenal e aperfeiçoa a já ótima trilha do jogo anterior.

Falando dos gráficos, o jogo possui um dos melhores gráficos até então em um console. As texturas são extremamente bem feitas, a taxa de framerate praticamente não cai durante o jogo, os cenários são enormes, ricos e muito detalhados. Os personagens possuem uma enorme gama de expressões faciais e têm uma movimentação bem fluida, algo quase que obrigatório nos jogos mais modernos. Por mais que existam vários debates que declaram que “gráficos não fazem um jogo bom”, em Uncharted 2 ele com certeza ajuda e muito a aumentar e melhorar a experiência do jogador. E de forma magnífica! A direção de arte está de parabéns.

Como eu já disse anteriormente, o jogo desde o início mostra ao jogador que ele irá perder o fôlego ocasionalmente. Uncharted 2 começa já com alguma ação, mantendo o jogador focado, porém segue para algumas cenas de história e jogabilidade “stealth“. Quando o jogador começa a perder um pouco o interesse, a ação começa a aparecer e a partir daí, é impossível levantar-se do sofá. Entre as cenas que tiram o seu fôlego temos alguns exemplos:
  • Escalar e eliminar inimigos em um TREM EM MOVIMENTO enquanto HELICÓPTEROS te perseguem;
  • Fugir com seu parceiro de um prédio até que o PRÉDIO INTEIRO ENTRA EM COLAPSO e EXPLOSÕES acontecem em todo canto;
  • Escalar um trem que está a ponto de CAIR DE UM PRECIPÍCIO numa montanha nevada;
  • Abater TANQUES no meio da cidade enquanto inimigos tentam te acertar com BAZUCAS.
A ação no jogo é tão “over the top” (desculpem-me, mas "acima da média" não condiz tão bem com a minha sensação, e não consegui achar uma boa tradução disso em português) e os gráficos são tão detalhados que você realmente se imagina num filme de ação. E a sensação é muito boa! Hordas de inimigos, perseguições em jipes, todo tipo de ação que você possa imaginar está em Uncharted 2.

Adrenalina à toda prova!
Bom, já falei da campanha singleplayer, que por si só é suficiente para colocar o jogo na lista de Game of The Year (ele por sinal ganhou esse prêmio em 2009). Mas o jogo ainda vem com uma grande adição que não estava presente no seu antecessor. O modo multiplayer é bastante variado, diferente dos multiplayers de FPS (First Person Shooter - tiro em primeira pessoa) como Call of Duty, Halo, etc., que estamos acostumados. Tudo que você pode fazer na jogabilidade singleplayer está presente no multiplayer. Escalar paredes, combate corpo-a-corpo e ótimos mapas complementam a jogabilidade básica de “shooting”. Porém não para por aí. Várias opções são “compráveis” com pontos de experiência, como novos itens, armas e habilidades. Além das numerosas modalidades de jogo (deathmatch, capture the flag, etc.) tanto em modo versus como cooperativo.

Uncharted 2 é um jogo que evolui a fórmula bem sucedida do primeiro jogo e melhora em todos os sentidos. Apostando em sua jogabilidade simples e recompensadora, seus personagens carismáticos, sua trama envolvente, suas sequências altamente cinematográficas de tirar o fôlego e um modo multiplayer viciante, U2: Among Thieves é um marco da atual geração de jogos e sem dúvida uma das melhores pedidas do PS3.

NOTAS:

Apresentação: O jogo é bastante completo e nunca deixa o jogador na mão. Muito bem feito e refinado até o máximo. As telas de loading são relativamente curtas apesar dos cenários gigantes e múltiplos personagens na tela. 9.5

Gráfico: Sem comentários. Melhores gráficos já vistos num console. Lindas texturas e cenários. Taxa de framerate praticamente não cai no decorrer do jogo. 10.0

Som: Dublagem perfeita, efeitos sonoros muito bons e trilha sonora memorável. Excelente trabalho, mas nada que chegue ao nível de espetacular. 9.0

Jogabilidade: Aprimora e refina a ótima jogabilidade do primeiro jogo da série. O que já era bom ficou melhor ainda. Faltaram talvez alguns melhoramentos bem pontuais em algumas partes, principalmente em cenas de escalada. 9.5

Replay: O jogo não te deixa largar o controle até o final, e mesmo após terminar a campanha, você pode re-jogá-la com mais opções liberadas. O excelente multiplayer vai facilmente triplicar o playtime do jogo. 9.7

NOTA FINAL: 9.5

Até o terceiro review da série!
Lee out!

o/

0 Pitacos:

Postar um comentário

Gostou do post? Então não custa nada compartilhar nas redes sociais, né? Dá essa força aí pra gente, fera! ;)

Me Add lá na PSN!