VALE À PENA VER DE NOVO!

RESIDENT EVIL 4 Remake - Melhores Momentos

Eu finalmente joguei esse clássico, mas já foi logo na sua versão remake, e curti mais ainda porque toda a experiência foi feita em live. E ...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

[Top 10] Melhores Jogos de 2010 - 9º Lugar




Para entender, clique aqui.

Sony fanboys que me desculpem, mas o jogo de hoje é exclusivo para Xbox 360! Só lembrando que essa lista é um Top 10 dos jogos que eu (Thiago) tive a oportunidade de jogar. Ou seja, pode ser que essa lista seja um pouco pessoal, mas review é isso mesmo. No final das contas acaba sendo uma opinião pessoal, mesmo que o mais imparcial possível. Mas por outro lado, vocês vão ver que a lista é composta por todo tipo de jogo. Por exemplo, o jogo de ontem (se perdeu, clique aqui) foi do gênero ação/aventura, já o de hoje é um thriller psicológico. Então, vamos a ele!

9º - ALAN WAKE
Plataformas: Xbox 360
Desenvolvido por: Remedy Entertainment
(a mesma de Max Payne)
Publicado por: Microsoft Game Studios

Review por: Thiago Mendonça.


Muitos dizem que Alan Wake é uma contrapartida da Microsoft ao jogo exclusivo para PS3 Heavy Rain, pois ambos fundamentam-se fortemente em sua narrativa peculiar para prender o jogador. Na prática, os dois jogos são completamente diferentes, tanto em questão de jogabilidade quanto em narrativa, mas não vou entrar em detalhes sobre Heavy Rain, pois a bola da vez é Alan Wake.

Baseado descaradamente nas obras de Stephen King (o que é um ponto positivo!), a premissa do jogo é que você controla Alan Wake (dã!), um escritor renomado que enfrenta uma crise criativa e decide viajar com sua mulher a uma vila isolada para descansar. Porém, como todo personagem principal de histórias de terror (fadado a sofrer até o final da história), sua vida se complica quando coisas estranhas começam a acontecer, culminando em um acidente em que Alan perde a memória de fatos recentes e acaba descobrindo que sua mulher está desaparecida. 

O jogo começa muito bem, ambientando a história rapidamente e criando um clima de suspense que prende o leitor (ops!, jogador). Na verdade, você age em parte como leitor também, pois Alan começa a encontrar pelo seu caminho páginas de um livro que começam a explicar situações que ele ainda irá enfrentar.

De repente esse farol me pareceu um ótimo esconderijo...
Após as primeiras cenas e cutscenes do jogo, você tem de enfrentar seres que serão seus inimigos por grande parte do jogo: sombras! A ideia principal é enfraquecer os seres de sombra com a luz de sua lanterna (ou fugindo para um local iluminado) para então abatê-los com suas armas. Tudo muito divertido no começo: as criaturas podem ser bem assustadoras se você for pego de surpresa, e o jogo fica bastante desafiador, pois você deve economizar nos seus recursos para não acabar sem pilhas para sua lanterna ou sem munição para suas armas. Some isso ao clima de suspense e enredo bastante envolvente, com personagens de caráter forte e você tem o que promete ser uma experiência envolvente.

Tudo seria perfeito se não fosse por um defeito, e um defeito dos grandes: isso é basicamente tudo que o jogo te oferece. A história continua interessante do início ao fim (às vezes confusa, mas não vem ao caso), chegando a ficar até mesmo mais interessante com o passar do tempo, mas a jogabilidade continua a mesma. Ilumina a sombra, atira na sombra, corre para longe, troca a pilha, carrega a arma... ilumina, atira, corre, troca, carrega. Esse é talvez o maior ponto fraco do jogo.

Mas não me levem a mal, pois o jogo é ótimo! Todo jogo tem seus altos e baixos, e no caso de Alan Wake, um pouco mais de variação na jogabilidade poderia ter feito dele um jogo sensacional. Mas ainda assim, o veredito é que recomendo o jogo, principalmente para aqueles que preferem um jogo com controles mais simples, sem muita complicação e combinação de botões, além de mais profundidade na história e mais exploração de cenário. E para os fãs de Stephen King. =D

WTF?! Carros voadores possuídos?! "CORRÃO PARA AS COLINAS!"
A HORA DA VERDADE!


Apresentação - O jogo insere o jogador num ambiente bem familiar para os entusiastas de histórias de suspense, desde o menu principal até as custscenes entre capítulos. (9.0)


Gráfico - O gráfico não chega a atrapalhar o jogo, os movimentos e expressões dos personagens fluem bem, mas há títulos bem mais trabalhados atualmente. (7.0)


Som - Toda a parte sonora do jogo te ajuda a imergir na narrativa, exceto talvez alguns efeitos irritantes de batalha. (9.0)


Jogabilidade - Simples, porém MUITO repetitiva... Alan Wake não seria nada sem suas pilhas Energizer :P (6.0)


Replay - A história te faz querer voltar ao jogo, mas chega uma hora que a jogabilidade repetitiva te faz dar um tempo. (7.0)


NOTA FINAL - O jogo faz um excelente trabalho ao tentar inserir aspectos literários/cinematográficos ao enredo, porém peca ao não priorizar outros detalhes importantes. Esse recebe a mesma nota que o décimo lugar. NOTA 8.0!

Até o 8º lugar, com um jogo que fez nerds derramarem lágrimas!
o/

2 Pitacos:

Danilo Henrique disse...

Massa mesmo a review pena eu não ter o XBOX =P
LOL, agora fiquei curioso pra esse 8º xD

haLIBIDOso disse...

Bom jogo (de acordo com minha interpretação da rewiew, né), mas como o próprio Thiago disse no início do texto, eu sou um desses Sony Fanboys, então será mt difícil jogar Alan Wake... mas fico aliviado pq o principal ponto negativo do jogo me fez perder akela sensação de "Putz! Nunca terei a chance de jogar esse maravilhoso jogo!". E aliado a isso, aumentou a minha expectativa em jogar a "resposta" da Sony a esse jogo, q já estava na minha pré-lista de jogos a adquirir no ato da compra do PS3: Heavy Rain!
Vlw mais uma vez pela ajuda, Thiago! \o/

P.S.: Tbm estou ansioso pelo 8º lugar... q jogo será? O_õ

Postar um comentário

Gostou do post? Então não custa nada compartilhar nas redes sociais, né? Dá essa força aí pra gente, fera! ;)

Me Add lá na PSN!