Para entender, clique aqui.
Chegamos ao último jogo antes do "Top 5"! E QUE JOGO! Vendeu 7 milhões de cópias nas primeiras 24 horas, batendo o recorde antes pertencente a seu predecessor. Sem mais delongas, vamos a ele:
6º - CALL OF DUTY: BLACK OPS
Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC
Desenvolvido por: Treyarch
Publicado por: Activision
Review por: Thiago Mendonça.
Edição por: Vítor Limeira.
Edição por: Vítor Limeira.
A franquia Call of Duty ostenta o título de série de jogos First-Playing Shooter (FPS) mais bem-sucedida da atualidade. Grande parte desse sucesso se deve a Infinity Ward, desenvolvedora que nos agraciou com os melhores jogos da série, entre eles Call of Duty (CoD), CoD 2, CoD: Modern Warfare (CoD: MW) e CoD: MW2. Os outros jogos da série (CoD 3 e CoD: World at War) foram desenvolvidos pela Treyarch, e não foram um sucesso de crítica tão grande quanto os outros. Devido a recentes problemas entre a Activision e a Infinity Ward, Treyarch foi escalada para desenvolver o sucessor de Call of Duty: Modern Warfare 2 (um dos maiores sucessos da série até hoje). Finalmente a Treyarch provou que pode se igualar ao nível da Infinity.
Call of Duty: Black Ops se utiliza da fama dos recentes jogos da série para obter sucesso. Repete os mesmos elementos já consagrados e encontrados em CoD: MW2, mas a eles adiciona mais elementos que dão a Black Ops sua própria identidade. A jogabilidade é praticamente a mesma de MW2, os gráficos seguem o mesmo estilo, porém ligeiramente melhorados. O modo multiplayer, sempre viciante, apesar de a primeira vista ser igual, possui alguns recursos novos.
A história da campanha é o primeiro fator que torna Black Ops único. Com atuação de atores como Sam Worthington (Jake Sully em Avatar) no papel de Alex Mason e Gary Oldman (James Gordon nos recentes filmes de Batman) como Reznov, Black Ops começa com Mason preso a uma cadeira em uma sala de interrogação. Sem saber onde se encontra, ele é bombardeado com perguntas sobre certos números que seus sequestradores imaginam que ele saiba. A maioria das missões então se passa em flashbacks durante a Guerra Fria. A primeira missão começa com Mason e sua equipe numa tentativa de assassinar Fidel Castro (controvérsias a parte) durante a invasão a Cuba. Ele então é capturado e enviado para um campo de concentração na Rússia, onde encontra Reznov.
"Tenho uma M4, uma tatuagem, e não sei o que é barbeador... Cuidado comigo!" |
Além da história ser uma das melhores em toda a série (se não a melhor), vários personagens históricos importantes interagem com você durante o jogo, como o próprio Fidel Castro e John F. Kennedy. Falando neles, talvez uma das partes mais divertidas do jogo seja o modo Nazi Zombies (marca registrada da Treyarch), estrelando Castro, Kennedy, Richard Nixon e Robert McNamara, todos unidos contra... zumbis! Além do divertido modo Nazi Zombies, o multiplayer clássico é talvez o modo que vá te prender por mais tempo em CoD:BO. Continua com o sistema de experiência dos jogos antecessores e possui bastante customização. Outros pontos bastante interessantes incluem: a possibilidade de jogar online com seus amigos em modo split-screen e gravar jogos online (Halo, alguém?), e outras características que estavam de fora em MW2 e voltaram em Black Ops, mas que não entrarei em detalhes.
Call of Duty: Black Ops se utiliza dos elementos dos jogos anteriores para fazer sucesso, e para provar proponho uma rápida checklist:
> Campanha de marketing gigantesca! (contei mais de dez banners do jogo na linha de metrô que passa aqui perto de casa =D);
> Multiplayer Online com uma legião de jogadores;
> Gráficos excelentes;
> Atores famosos atuando e dublando personagens do jogo;
> Modo Campanha divertido, com uma história bastante atraente;
> Jogabilidade consagrada, com algumas adições aqui e ali (como os carrinhos-espiões de controle remoto =D);
> Modo Nazi Zombies com personagens históricos dão um alívio cômico bastante divertido.
Voilà! Você tem um blockbuster em suas mãos! Hora de vender milhões de cópias! \o/
"Time to blow-off some nazi zombie's heads, gentlemen!" |
"PICK-UP YOUR WEAPONS!"
Apresentação - Black Ops tem uma gama de customização e opções de jogo maior do que qualquer outro jogo da série, além de talvez a melhor história. (9.0)
Gráfico - Gráficos de primeira qualidade e cenários bem feitos garantem o lindo visual do jogo. (9.5)
Som - As músicas não chegam a ser excelentes, mas até que se encaixam bem no game. (8.0)
Jogabilidade - Não há muito o que falar. Mesma jogabilidade que consagra a série jogo após jogo, com uma adição aqui e ali. (9.5)
Replay - A campanha pode te manter na frente da telinha por algumas horas, mas são os modos multiplayer que vão superaquecer seu console/placa de vídeo! (9.5)
NOTA FINAL - A Treyarch finalmente provou que pode fazer um jogo à altura da franquia, mesmo que seja adaptando os jogos mais bem-sucedidos, como CoD: MW2. Dessa vez a Treyarch acertou em cheio! Muito dinheiro no bolso da Activision e... NOTA 9.0!
P.S.: Antes de tudo, queria agradecer a Vítor (vulgo Legolas) pelo espaço e por editar meus reviews antes de colocar no blog, alterando meus comentários sem graça e consertando meus erros de português... Bom trabalho! =D
E se tudo der certo, vamos começar a semana com o tão esperado "Top 5" (pelo menos eu estou empolgado =P)! Então, até lá!
o/
2 Pitacos:
Mais um q recentemente entrou na minha pré-lista. E depois do review, Thiago, se consolidou! Mt bom msm! Obrigado novamente! =D
PS: e obrigado pelos elogios! XD
Ainda vou jogar esse... depois de MW2 uhauhhuahau Vou esperar a versão PC estabilizar, tem muita gente quebrando a cabeça com Black Ops!
Postar um comentário
Gostou do post? Então não custa nada compartilhar nas redes sociais, né? Dá essa força aí pra gente, fera! ;)